Pesquisar este blog

sábado, 21 de dezembro de 2013

Feliz 2014!!! Na Morada dos Anjos!!

Eu queria me dar um presente de natal... fiquei pensando, pensando... qual presente eu poderia me dar, que realmente me faria diferença. Foi então que eu lembrei que uma grande amiga minha (formamos juntas, há 10 anos atrás, mas é melhor abafar as datas!!!) é fisioterapeuta na Maternidade Dona Íris, uma maternidade pública de Goiânia...
Perguntei pra ela, se seria possível fotografar algum bebê, se eu poderia entrar na UTI neonatal e fazer umas fotinhas... ela ficou de olhar... logo pensei que teria que pensar em outro presente pra me dar. E um dia depois, ela já me mandou uma mensagem perguntando quando eu poderia ir. Já providenciamos o termo de consentimento... Marcamos logo!!
Já vou logo avisar, que ela aparece muito nas fotos... porque ela é aparecida mesmo, e porque eu ainda babo no trabalho da fisioterapia!!! Ah... não tentem fazer o que ela faz com estes bebês em casa... ela sabia o que estava fazendo! (Pelo menos eu espero!!... brincadeira... sabia sim!! Me orgulho muito da profissional que ela se tornou!!)
A primeira foto, sou eu vestida de nuvem! Foi a Gláucia quem tirou... faziam 10 anos que eu não me vestia assim!!!
Passei 2 horas lá... 2 horas que mudaram a minha vida... Fomos na UTI neonatal, na Unidade Intermediária, e no quarto das mamãe cangurus!!!
Vidinhas, que ainda deveriam estar na barriga das mamães, tão pequenas, aparentemente tão frágeis... mas realmente tão fortes!! Porque estão lutanto muito duro!! Com algo muito maior que uma conta pra pagar, uma discussão qualquer, ou as minhas 3 hérnias... elas lutam pra conseguir respirar sozinhas, pra terem condição de mamar na mamãe, pra viver!!!
Vi bebê que nasceu sem a mãe ter entrado no sexto mês de gestação; vi bebê que a encubadora tem que ficar úmida porque nasceu antes da pele ter viscosidade o suficiente pra aguentar esse arzinho que bate na nossa pele todo segundo; vi bebê que ao nascer o médico disse pra mãe que ela não teve um parto, mas um aborto (e no entanto, este bebê já consegue respirar sozinho!!!); vi mamãe que procura fralda colorida e diferente pro bebê porque a UTI tá muito sem graça; vi mamãe emocionada porque estava amamentando o filhotinho pela primeira vez; vi mamãe que conseguiu dar à luz depois de 3, 4 abortos, e por isso, luta como leoa do lado do filhotinho prematuro; vi mamães que abrem um sorrisão no rosto e na alma porque podem ficar uma boa parte do dia, com os bebês amarrados ao corpo (mamãe-canguru); vi papai que baba e protege o filhotinho; vi profissionais que se desdobram (não vou entrar nos méritos, mas que deveriam ser mais valorizados financeiramente e moralmente pelas nossas autoridades) pra ajudar a luta desses guerreirinhos; e vi, principalmente, que a gente cresce e fica fraco!!!
Entrei no carro, e agradeci a Deus pelo presente que Ele me deu... que eu me dei através dEle! Enquanto eu ia embora, as lágrimas escorriam, e eu fiz um compromisso com Ele! Em 2014, eu vou lutar todos os dias, com a força desses bebês de menos de 1,5kg... pelo menos vou tentar!! Vou valorizar meus segundos de vida e o carinho curador (e tive prova disso, o quanto o carinho cura!!!) das pessoas que me amam! E vou me dar mais presentes como este...
Que neste novo ano, você também decida a lutar por você mesmo... como os anjinhos que conheci, indo na Morada dos Anjos!!


















































































6 comentários:

  1. Olá Anna!

    Esse post ficou cheio de emoção e com certeza um presente para vida!!! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Huaína!!! Fico muito feliz que você também tenha recebido esse presente!! Viva a vida!!!

      Excluir
  2. Nossa, muito obrigado por esse lindo post, acordei de mal humor hj, mas esse post me deu ânimo, simplesmente lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pelo carinho, Fernando... e fico muito feliz, que tenha te dado ânimo, assim como pra mim!!! Abração!

      Excluir
  3. Olá Anna, gostaria de lhe dizer que amei imensamente seus registros de imagem!!
    E como amante e profissional de neonatologia, gostaria de solicitar sua permissão para utilizar algumas imagens com abordagem de temas relacionados à prematuridade em uma página que gerencio. Ficarei muito feliz se assim concordar. Abração.

    ResponderExcluir
  4. Sempre com um olhar que leva as mais intensas emoções, até aquelas que estão bem escondidas! Parabéns

    ResponderExcluir